spot_img
spot_img

Trump agradece cooperação da França e Reino Unido em ataque contra Síria: ‘missão cumprida’

Atualizado há

- Publicidade -

Os três países bombardearam a Síria nesta sexta-feira como represália a um suposto ataque químico no país.

O presidente norte-americano, Donald Trump, agradeceu neste sábado (14) em postagem no Twitter a “sabedoria” e o poder militar da França e Reino Unido no ataque conjunto contra a Síria realizado na noite anterior.

“Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de seus excelentes exércitos. Não poderia haver resultado melhor. Missão cumprida!”, dizia a mensagem.

- Publicidade -

Trump continuou: “Estou muito orgulhoso do nosso exército que será, depois de investidos bilhões de dólares aprovados, o melhor que o nosso país já teve. Não haverá nada, ou ninguém, sequer próximo!”

O dobro de mísseis

A investida foi anunciada pelo próprio Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, na noite de sexta-feira (13), como resposta ao suposto ataque químico contra a cidade síria de Duma no último fim de semana. O regime sírio nega o uso de armas químicas.

As forças aéreas e marinhas dos EUA, França e Reino Unido lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília, já madrugada na Síria).

Três alvos foram atingidos, segundo o Pentágono: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológicas em Damasco, um armazém de armas químicas em Homs, a leste de Damasco – onde os EUA acreditam que havia estoques de gás sarin – e uma base na mesma cidade que também teria armas químicas.

Os sistemas de Defesa sírios reagiram, atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

Nenhum dos três países informou exatamente a quantidade e tipo de armamento usado no bombardeio, nem de onde partiram os mísseis. Porém, conforme a rede de televisão CNN, as forças armadas da Síria divulgaram que 110 artefatos foram disparados contra o país e que a maoria deles foi interceptada.

Segundo o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, a investida contou com o dobro de mísseis usados no ano passado, quando os norte-americanos reagiram a outro ataque químico atribuído ao regime de Assad que deixou 86 mortos. Naquela ocasião, 59 mísseis Tomahawk foram lançados contra uma base aérea do país. Desta vez, de acordo com o Ministro da Defesa do Reino Unido, foram usados mísseis do tipo Shadow.

Justificativa

Trump chamou o suposto ataque químico em Duma de “massacre” e de “crimes de um monstro”. A premiê britânica, Theresa May, classificou o bombardeio como uma “intervenção na guerra na Síria”. Já o presidente francês, Emmanuel Macron disse que o ataque está “restrito a capacidades do regime sírio de armas químicas”.

Após o ataque desta sexta, a embaixada da Rússia (aliada da Síria) nos EUA declarou no Twitter que “tais ações nõa serão deixadas sem consequências”. O presidente russo, Vladimir Putin, chamou a investida de “agressão contra o estado soberano” e pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: