Vagões transportavam petróleo destilado e chamas chegaram a 30 metros. Pequena comunidade próxima foi esvaziada, mas não há feridos.
Um trem de carga da Canadian National Railway Company carregado com produtos inflamáveis descarrilou nesta terça (7) em Saskatchewan e pegou fogo.
O governo de Saskatchewan disse que o descarrilamento aconteceu perto da pequena comunidade de Clair e que cerca de 50 pessoas foram evacuadas do local.
Oficiais locais disseram que equipes especializadas em materiais perigosos estavam a caminho. O porta-voz da Canadian National Railway, Jim Feeny, disse que o fogo foi causado por petróleo destilado, que vazou de dois vagões que tombaram. O material normalmente é usado na fabricação de diesel, querosene, óleo para aquecedores e combustível para aviões.
“Os vagões em questão contem petróleo destilado. Eles vazaram e é essa a fonte do incêndio”, disse Feeny. Ele afirmou ainda que não há feridos.
O trem era composto por três locomotivas que puxavam 100 vagões e 26 deles descarrilaram na manhã desta terça. Ele informou que 60 vagões estavam vazios e 40 carregavam produtos, incluindo seis com materiais perigosos. Além dos dois que transportavam petróleo destilado, outros dois continham ácido clorídrico e dois tinham soda cáustica.
O trem saiu de Winnipeg, em Manitoba, e tinha como destino Saskatoon, em Saskatchewan.
Uma testemunha disse a uma emissora de rádio local que as chamas atingiram pelo menos 30 metros de altura.
O Comitê de Segurança do Transporte do Canadá informou que havia designado uma equipe de investigadores para analisar o local.
Descarrilamentos são fonte de grande preocupação no Canadá desde que um trem contendo petróleo explodiu na cidade de Lac-Megantic, em Quebec, próximo à fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, em julho de 2013, matando 47 pessoas. O trem carregava petróleo bruto de Bakken, vindo da Dakota do Norte. Oficiais disseram que o petróleo de Bakken, fresco e leve, pode ser mais inflamável do que o produto em sua pesada versão mais tradicional, podendo pegar fogo em temperaturas mais baixas.
A ministra dos Transportes do Canadá, Lisa Raitt, disse que estava ciente do descarrilamento em Saskatchewan e afirmou que seu governo tem executado “um excelente trabalho na segurança das ferrovias”.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: G1