PARAMARIBO – Em um garimpo ainda não identificado, situado na região entre Suriname e Guiana Francesa, um ato violento chocou a comunidade brasileira. Um compatriota invadiu o local, resultando na morte de uma mulher identificada como Valda. O crime teria sido premeditado, com o agressor disparando tiros indiscriminados.
O homicídio ocorreu quando o agressor disparou dois tiros fatais contra Valda, que, segundo testemunhas, não conseguiu escapar correndo devido a queimaduras nos pés. Após o ataque, o suspeito fugiu para a mata, ainda armado e, segundo informações, portando aproximadamente 200 munições.
Em um áudio subsequente, uma testemunha revela que o criminoso tinha a intenção de assassinar dois outros brasileiros, identificados como Marcelo e Márcio. O motivo estaria relacionado à descoberta de uma grande quantidade de ouro no garimpo, estimada em mais de 4 quilos. Os garimpeiros estavam finalizando a extração na última vala quando o ataque aconteceu.
Testemunhas afirmam que o agressor pretendia eliminar os sócios para ficar com o lucro do ouro. O relato aponta que, mesmo após Valda ser morta, o suspeito ordenou que a vítima fosse colocada no chão e disparou mais tiros, mesmo sabendo que ela já estava sem vida. A brutalidade do crime deixou a comunidade atônita e em choque. As autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre o crime.