Um traficante condenado por tráfico internacional de drogas que é procurado pela Organização de Polícia Internacional (Interpol) estava escondido no Amapá, no extremo norte do Brasil. Ele foi capturado nesta quinta-feira (18) no aeroporto internacional de Belém pela Polícia Federal (PF) após ter ido de Macapá com destino ao Suriname.
O homem foi capturado às 23h50 da quarta-feira com 94 gramas de ouro em joias. Ele é condenado por levar 281 kg de cocaína do Suriname à Bélgica em 12 de outubro de 2020.
Segundo a PF, o condenado seria integrante de uma empresa exportadora, que enviou a droga do Suriname, escondida em uma carga de madeira, para uma empresa importadora europeia.
“Foram identificados outros membros da organização criminosa e outros possíveis carregamentos de entorpecentes que aportaram em portos belgas, em investigação da polícia local”, informou a PF.
O mandado de prisão europeu foi emitido em outubro de 2022, mas a difusão vermelha na Interpol saiu há dois meses. A prisão é para cumprir pena por organização criminosa e tráfico internacional de drogas.
O Supremo Tribunal Federal ordenou a prisão após entender que foram cumpridos todos os critérios da lei brasileira, na emissão vermelha feitos pelo Escritório Central Nacional da Interpol (Organização de Polícia Internacional) belga, segundo a PF.
Após audiência de custódia, o condenado aguarda pedido de extradição para ser enviado à Bélgica, onde cumprirá a pena.
Fonte: G1/Roraima