spot_img
spot_img

TotalEnergies e QP ganham blocos de exploração no Suriname

Estatal Staatsolie do Suriname deterá os 40% restantes. 

Atualizado há

- Publicidade -

Um consórcio da TotalEnergies e da estatal QP do Qatar ganhou dois blocos de exploração no Suriname após a última rodada de licitações do estado sul-americano, lançada em novembro. A companhia, anteriormente somente Total, liderará o consórcio com uma participação de 40pc, ao lado da QP com 20pc. A estatal Staatsolie do Suriname deterá os 40% restantes.

O grupo explorará os blocos 6 e 8 em águas rasas perto da fronteira com a Guiana. Os dois blocos cobrem uma área combinada de aproximadamente 2.750 km2, com profundidades que variam entre 30m e 65m. Eles são imediatamente adjacentes às prolíficas descobertas do Bloco 58, disse a QP.

Esta é a segunda área da TotalEnergies no Suriname, depois de adquirir uma participação operacional de 50pc no bloco 58 da Apache independente dos EUA em janeiro. A Apache anunciou uma descoberta significativa de óleo leve e condensado no bloco no mesmo mês, e o consórcio anunciou três outras descobertas desde então.

- Publicidade -

Para o Catar, a vitória representa a primeira entrada da QP no país, fortalecendo sua presença na América Latina como parte de seus planos de diversificar seu portfólio global. A QP investiu em dezenas de blocos de exploração upstream de petróleo e gás no exterior ao lado de parceiros de longa data, como Eni, Shell e TotalEnergies. Atualmente possui ativos na Argentina, Brasil, Guiana, México e Suriname.

A Staatsolie espera que a área offshore do Suriname mostre o mesmo potencial da vizinha Guiana, onde a ExxonMobil fez 18 descobertas de petróleo desde 2015. A grande petrolífera dos EUA está produzindo 120.000 b / d de Stabroek e tem previsão de produção chegando a 750.000 b / d em 2026.

Na Guiana, a QP e a TotalEnergies formaram uma joint venture, a Toqap , que agora tem participação de trabalho de 25% nos blocos de águas rasas Orinduik e Kanuku do país. Fazem parte do escudo das Guianas, que vai do leste da Venezuela, passando pela Guiana e Suriname, até a Guiana Francesa. O US Geological Survey estima que a região pode conter 13,6 bilhões de bl de petróleo, 21,2 Tcf de gás e 574 milhões de bl de LGN.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: