Nesta sexta-feira (24), uma tempestade atingiu São Paulo, levando a cidade a declarar estado de atenção para alagamentos em todas as regiões. A chuva teve início por volta das 15h30, causando transtornos à população. A Defesa Civil emitiu um alerta severo, informando sobre os riscos iminentes decorrentes das condições climáticas adversas.
Vai com calma são Pedro#chuva #chuvasp pic.twitter.com/XYLrpkxiNy
— Wesley (@WesleySilva9119) January 24, 2025
O sistema de transporte público foi um dos mais afetados, com estações de metrô inundadas e a circulação de trens interrompida em várias linhas. Na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul, passageiros tiveram que se agarrar em grades para não serem arrastados pela correnteza.
Olha como ficou a estação jardim São Paulo do #metrosp com o temporal de hoje #chuvasp#zonanortesp pic.twitter.com/Xw9uyB2jUw
— André Leone (@andre_leone) January 24, 2025
Além disso, o temporal resultou em quedas de energia para cerca de 179.667 imóveis na Grande São Paulo, sendo 140.997 apenas na capital. A Enel, responsável pelo fornecimento de energia, trabalha para restabelecer o serviço nas áreas afetadas.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias, com potencial para mais alagamentos, rajadas de vento e queda de árvores.