A tecnologia consiste em técnicas avançadas de plantio, irrigação e manejo do solo, que permitem maior eficiência na produção de arroz e redução dos custos. Os produtores brasileiros que desenvolveram a tecnologia vão compartilhá-la com os produtores da Guiana em um projeto conjunto. O arroz é um dos principais produtos agrícolas comercializados entre o Brasil e a Guiana, e a parceria tem o objetivo de fortalecer ainda mais esse comércio bilateral.
Além disso, a tecnologia desenvolvida pelos produtores brasileiros tem potencial para aumentar a segurança alimentar da população guianense, já que o país depende da importação de alimentos para suprir as demandas internas. A iniciativa faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas entre Brasil e Guiana para fortalecer a cooperação em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.
Os produtores guianeses visitaram a Estação Experimental da Epagri de Itajaí, em Santa Catarina que, realiza pesquisas com arroz e já lançou pelo menos 33 tipos de cultivares, entre eles a semente de arroz irrigado, reconhecida como a melhor do Brasil.