28 C
Distrikt Paramaribo
sexta-feira, 24 janeiro, 2025

SURINAME: Aumento nas mortes no trânsito em 2024 acende alerta para medidas de conscientização

Entre os óbitos registrados, os ciclomotores se destacam como os mais vulneráveis, representando 30 das mortes

Veja também

PARAMARIBO – O trânsito se tornou uma preocupação crescente em 2024, com um aumento significativo no número de vítimas fatais em acidentes. Segundo dados do Instituto de Segurança no Trânsito (VVI), 78 pessoas perderam a vida nas vias, 9 a mais do que no ano anterior.

Entre os óbitos registrados, os ciclomotores se destacam como os mais vulneráveis, representando 30 das mortes. Também foram contabilizadas 15 mortes de pedestres, 12 de motoristas, 8 de ocupantes de veículos, 4 de ciclistas, 3 de pilotos duplos em ciclomotores, 3 e-bikers, 2 motoristas de caminhão e 1 motociclista.

Os distritos com maior número de fatalidades foram Paramaribo (28), Wanica (22) e Nickerie (7). Em setembro, o mês mais crítico, 10 pessoas perderam a vida no trânsito. Os dados indicam que a maioria das vítimas tinha entre 11 e 40 anos, marcando uma mudança em relação a 2023, quando a faixa etária predominante era de 21 a 34 anos. Esse aumento na participação de jovens nos acidentes preocupa especialistas, que identificam comportamentos imprudentes como uma das causas principais.

Purcy Landveld, Diretor Adjunto de Dados e Educação do VVI, destacou que a ausência de regulamentação para ciclomotores é um problema central. Sem cursos ou treinamentos obrigatórios, muitos condutores desconhecem as regras e sinais de trânsito, além de exibirem atitudes perigosas na condução.

Para enfrentar esse desafio, o VVI está desenvolvendo um programa de certificação para ciclomotores, que inclui material didático já elaborado. Além disso, a instituição busca incorporar a educação no trânsito como uma disciplina permanente nas escolas e realizar sessões de conscientização em parceria com outras entidades.

As causas mais comuns de colisões em 2024 foram:

  • Falta de prioridade no trânsito;
  • Perda de controle do veículo;
  • Manobras de ultrapassagem arriscadas;
  • Direção imprudente.

O VVI, que desde sua criação analisa dados de trânsito para fundamentar políticas, estabeleceu como objetivo reduzir as mortes e vítimas em pelo menos 50% até 2030. “Graças aos dados mantidos e analisados pelo instituto, é possível desenvolver estratégias eficazes para um trânsito mais seguro”, afirmou Landveld. A Emergência do Hospital Acadêmico de Paramaribo recebeu 3.244 vítimas de acidentes de trânsito em 2024, das quais 1.674 eram motociclistas (ciclomotores).

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App