Com US$ 625 milhões que a Staatsolie adquiriu com sucesso no mercado internacional de capitais, a petrolífera imediatamente reescalonou suas dívidas com o governo na última sexta-feira, 25 de maio.
A dívida paga se refere ao empréstimo de US$ 261,5 milhões fornecido pelo Governo em 2016 como participação do governo na mina de Newmont.
Para o governo, o recebimento do empréstimo vai preparar o caminho para uma maior estabilização das finanças públicas, com efeitos positivos em outros setores da economia. As operações financeiras que o governo realizará com o dinheiro recebido também incluem a redução das dívidas interna e externa, a posterior cobrança de pagamentos atrasados, a neutralização do influxo de dinheiro e a expansão das reservas internacionais.
O benefício de reduzir a posição da dívida é que isso reduz a pressão dos pagamentos regulares de juros e as finanças do estado são aliviadas com a redução da dívida e o pagamento dos custos fixos, como salários, serviços e subsídios, bem como os pagamentos da dívida remanescente e também o pagamento antecipado de dívidas de anos anteriores. O governo também iniciará uma redução da taxa de juros, o que é oportuno em vista do declínio muito acentuado da inflação, proporcionando a redução dos custos de empréstimos com o objetivo de manter os fluxos monetários em circulação gerenciáveis. As operações serão realizadas em estreita consulta com o CBvS em seu papel de supervisor e as demais autoridades monetárias do país.
Deixe seu comentário abaixo.