A soma de US$ 120 milhões corresponde ao montante que será pago em dividendos e impostos ao Estado.
“O governo pode contar com cento e vinte e seis milhões de dólares da Staatsolie”, disse o diretor da Staatsolie, Rudolf Elias, nesta quarta-feira, 10 de janeiro.
De acordo com Elias, cada dólar obtido, de oito a sessenta centavos vai para o estado. O resto é gasto nas próprias operações e em reinvestimentos da Staatsolie. O diretor da petrolífera estatal disse ainda que para manter a produção em curso, é necessário dinheiro e a procura por petróleo no mar continua inalterada.
O CEO da Staatsolie permanece otimista quanto a descoberta de novos campos petrolíferos e aumento da produção e processamento que deve ser continuada.
O parlamento pediu “uma maior contribuição” das empresas públicas. Uma contribuição maior para o Tesouro do Estado e de acordo com parlamentares da facção do governo, esta é uma das formas de cobrir a escassez de fundos públicos. A empresa de petróleo do Estado voltou a trabalhar razoavelmente bem após os problemas dos últimos dois anos, mas é verdade que ainda há muito a ser feito antes de tempos realmente melhores.