spot_img
spot_img

SP tem 2 mortes confirmadas por reação à vacina de febre amarela

Atualizado há

- Publicidade -

Idosa de 76 anos e homem que ainda não teve identidade revelada morreram após a vacina. Outras três mortes estão em investigação.

A cidade de São Paulo teve duas mortes causadas por reação à vacina da febre amarela, informou o secretário municipal de saúde, Wilson Pollara. Os médicos que as atenderam suspeitam que já estivessem com a imunidade baixa. Outras três mortes estão em investigação.

Uma morte é da professora aposentada Mônica Welkers, 76 anos, que morava em Ibiúna, na Grande São Paulo. Segundo sua sobrinha, Stephanie Hering, ela não recebeu nenhuma orientação no posto de que não deveria tomar a vacina.

- Publicidade -

“O que aconteceu é que ela tomou a vacina, no dia seguinte ela já se sentiu mal com os sintomas da febre amarela, e foi até um hospital municipal da região de Ibiúna”, disse a sobrinha em entrevista à GloboNews.

A outra morte é de um homem que ainda não teve a identidade revelelada.

Idosos acima de 60 anos

Atualmente, a vacina está recomendada para aqueles entre nove meses e 59 anos de idade.

Idosos acima dessa faixa etária precisam passar pelo médico para avaliar o estado do sistema imunológico e se o risco de serem contaminados pela doença é alto ou não.

De acordo com Expedito Luna, médico epidemiologista e professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, desde 2000 foi identificado no Brasil e em outros lugares do mundo que uma pequena proporção daqueles que tomavam a vacina podiam desenvolver um quadro grave, semelhante ao da própria febre amarela.

“No estudo desses raros casos de eventos adversos, identificou-se que era comum entre aqueles acima de 60 anos, com doenças do timo e doenças autoimunes. Isso levou a uma restrição maior no uso da vacina nesses casos.”

Fonte: G1

Foto: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: