spot_img
spot_img

Site publica trechos completos de diálogos atribuídos a Moro e a Deltan

Atualizado há

- Publicidade -

Intercept divulgou nesta quarta-feira, 12, diálogos privados que considera relevantes à reportagem publicada no domingo, 9, com conversas entre o ex-juiz federal e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato.

O site Intercept publicou na noite desta quarta-feira (12) trechos completos de diálogos que tinha divulgado no domingo (9).

Os diálogos se referem à reportagem cujo titulo é “Chats privados revelam colaboração proibida de Sérgio Moro com Deltan Dallagnol na Lava Jato”, em que, segundo o site, seriam mostrados comportamentos proibidos e antiéticos entre o então juiz e o coordenador da Lava Jato.

- Publicidade -

O site diz que tomou essa decisão em nome da transparência. E esclarece que publica apenas a íntegra dos diálogos privados que eles consideram relevantes à reportagem. O site adverte que não se trata das conversas completas entre Moro e Dallagnol porque ainda trabalha em outras apurações que têm por base essa íntegra e porque excluiu conteúdo de teor apenas pessoal.

Um exemplo é que no domingo o diálogo referente à libertação de Alexandrino Alencar era assim descrito:

Deltan: “Seria possível apreciar hoje?”

Moro responde: “Não creio que conseguiria ver hoje. Mas pensem bem se é uma boa ideia”

Nove minutos depois, Moro, segundo o Intercept, adverte a Dallagnol: “Teriam que ser fatos graves”.

Hoje o diálogo ganha alguns detalhes a mais sem mudança fundamental de sentido.

11:46:32 Deltan – Caro, STF soltou Alexandrino. Estamos com outra denúncia a ponto de sair, e pediremos prisão com base em fundamentos adicionais na cota. Se Vc puder decidir isso hoje, antes do plantão e de eventual extensão, mandamos hoje. Se não, enviamos segunda-feira. Seria possível apreciar hoje?

11:51:08 Moro – Não creio que conseguiria ver hj. Mas pensem bem se é uma boa ideia.

12:00:00 Moro – Teriam que ser fatos graves

O mesmo procedimento ocorre no detalhamento dos diálogos referentes aos seguintes assuntos:

  • Reclamação de Moro contra recursos do Ministério Público;
  • Reclamação de Moro quanto à demora entre uma operação da Lava Jato e outra;
  • E em reação à sugestão de Moro para investigar uma testemunha sobre troca de titularidade de propriedades relativas ao filho do ex-presidente Lula.

Mas, em meio a estes, há diálogos inéditos que o Intercept não considerou relevante publicar no domingo, como por exemplo uma discussão entre Moro e Dallagnol sobre levantamento de sigilo de um determinado processo.

Nesses diálogos inéditos, o Intercept não aponta nem indica nenhum tipo de irregularidade.

13:32:04 Moro – Na segunda acho que vou levantar o sigilo de todos os depoimentos do FB, ou seja, Fernando Baiano. Não vieram com sigilo, não vejo facilmente risco à investigação e já estão vazando mesmo. Devo segurar apenas um que é sobre negócio da Argentina e que é novo. Algum problema para vcs?

13:38:26 Deltan – Já respondo

14:35:00 Deltan – O pessoal até agora pediu pra manter o sigilo do caso de Pasadena, pois pediremos BA, ou seja, busca e apreensão. Se quiser abrir vista, nós nos manifestamos.

16:03:35 Moro – Já foi aberto vista ontem.

20:30:33 Deltan – Pessoal ta fazendo análise criteriosa e vai pedir de mais alguns depoimentos

20:59:04 Moro – Os deletados (sic) já sabem que são delarados (sic) ha tempo.

(Apesar dos erros de digitação, Moro quis dizer “delatados”.)

21:48:12 Deltan – Mas a divulgação dificulta BA, e especialmente prisão. Eles virão explicar, peticionar, entrarão com HC etc. Falo sem estudar o caso e repassarei sua consideração

(Pasadena é uma refinaria comprada pela Petrobras nos Estados Unidos, com suspeita de superfaturamento.)

Há ainda diálogos em que Deltan detalha a Moro a delação da Odebrecht, elogia a atuação do então juiz, chamando-o de grande brasileiro e pede que ele tenha mais cautela com a sua segurança.

Também nesses diálogos, o site Intercept não aponta nenhuma irregularidade apenas os descreve.

O ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol não se pronunciaram sobre as publicações desta quarta-feira, mas eles têm dito que embora não possam reconhecer a autenticidade e fidedignidade dos diálogos, não há nada neles que seja irregular ou impróprio.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: