Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) se reuniu nesta terça-feira, dia 27, para votar onze acordos assinados entre o Brasil e outros países para cooperação em diversas áreas, como ciência e tecnologia, saúde, educação, agricultura e pecuária e defesa. Na pauta, há acordos com Israel, Indonésia, Suriname, Etiópia, Antígua e Barbuda, Índia e Suíça.

Um dos itens da pauta da Comissão de Relações Exteriores é o Acordo entre o Brasil e Israel para Cooperação em Ciência e Tecnologia. Assinado em Jerusalém em março de 2019, a proposta tem o parecer favorável do senador Esperidião Amin, do PP catarinense. Ao discutir outro acordo com Israel, o senador Jaques Wagner, do PT baiano, ressaltou as relações entre os dois países.

Já com a Indonésia, os Acordos são de Cooperação Técnica em diversas áreas: agricultura, pecuária, saúde, educação e qualificação profissional e defesa. Em matéria de Cooperação e Facilitação de Investimentos estão na pauta da CRE acordos do Brasil com Suriname e com a Etiópia. E sobre a transferência de pessoas condenadas há a Convenção de Estrasburgo, de 1983, e o acordo com a suíça, assinado em 2015.

Comentar

Comentar