spot_img
spot_img

Senado aprova indicação do novo diplomata para chefiar Embaixada do Brasil no Suriname

José Raphael Lopes Mendes de Azeredo tem 52 anos.

Atualizado há

- Publicidade -

O Senado aprovou na última quarta-feira, dia 23, a indicação do diplomata José Raphael Lopes Mendes de Azeredo para chefiar a Embaixada do Brasil no Suriname. O nome dele obteve 38 votos favoráveis e três contrários durante a sessão deliberativa semipresencial do Plenário.

A indicação de Mendes de Azeredo já tinha sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) no começo desta semana. O relator da mensagem presidencial da indicação foi o senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE). Durante sabatina, Mendes comentou sobre os brasileiros que residem no país.

“Há de 15 mil a 30 mil brasileiros residentes naquele país, a maior parte em condições precárias. São, em sua maioria, brasileiros que trabalham indocumentados. São brasileiros que trabalham praticamente na área de garimpo e precisam muito da assistência brasileira, da assistência da embaixada”, adiantou.

- Publicidade -

Relação comercial com o Brasil

O fluxo comercial com o Suriname atingiu US$ 36,6 milhões em 2019. Houve um saldo favorável de US$ 34,6 milhões para o Brasil, que importou principalmente arroz e exportou máquinas mecânicas e elétricas, carnes, calçados, cerâmicos, preparações de cereais, automóveis, obras de ferro ou aço e móveis.

Novo embaixador

José Raphael Lopes Mendes de Azeredo nasceu no Rio de Janeiro e tem 52 anos. Ele é formado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e ingressou na carreira diplomática em 1991. Atuou na representações do Brasil em Buenos Aires (Argentina), Organização das Nações Unidas (ONU) e Lisboa (2016). Desde 2019, é ministro-conselheiro na Embaixada em Ottawa (Canadá).

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: