O presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, afirmou nesta quarta-feira (11), na Cúpula de Investidores Globais, realizada em Indore, Madhya Pradesh, que a diáspora indiana está entrando nos negócios globais e nacionais há algum tempo, ressaltando o fato do aumento na escolha de indianos em cargos de liderança em muitas grandes empresas. Para Santokhi, isso abre oportunidades que devemos explorar para o maior desenvolvimento dos países.
De acordo com o chefe de estado do Suriname, a comunidade empresarial da diáspora deve se envolver para levar as economias de seus países a um novo patamar de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. O Presidente Santokhi se diz satisfeito com o fato de a região do Caribe estar representada na cúpula tanto pela Guiana quanto pelo Suriname.
“Nossa presença aqui apenas reforça nosso compromisso de fortalecer os laços entre nossos países e regiões, forjando parcerias e construindo uma cooperação de longo prazo.” O presidente Santokhi diz que o Suriname e a Guiana são abençoados com recursos como o petróleo e o gás. A gestão adequada desses recursos pode impulsionar as economias dos dois países a um novo estágio de desenvolvimento.
Embora existam opiniões de que esta indústria não desempenhará um papel significativo no fornecimento global de energia no futuro, o presidente Santokhi vê isso de forma diferente. Apesar das alternativas aos combustíveis fósseis, como a energia eólica e solar, estas não podem ser aproveitadas em todo o seu potencial neste momento, segundo ele. “No entanto, mais alternativas devem ser buscadas para reduzir o impacto no clima. E é por isso que acredito que a indústria vai continuar, mas de forma verde, com tecnologia mais avançada.”