Foto: Antonov Airlines
Publicidade

O avião cargueiro Antonov An-124 Ruslan, o segundo maior do mundo, pousou no aeroporto de Viracopos, Campinas (SP) no final da noite de terça-feira (10). Em maio deste ano, a aeronave fez uma parada técnica no Suriname antes de seguir viagem também ao Brasil.

Dessa vez, o equipamento trouxe uma carga de dois helicópteros AW119Kx, conhecidos como Koala, que irão equipar a PRF (Polícia Rodoviária Federal). O avião partiu de Miami (EUA) às 13h42 (horário de Brasília) e o pouso no Brasil ocorreu por volta das 23h. O Antonov pode transportar até 150 toneladas a bordo, um pouco mais da metade do que seu irmão maior é capaz, o An-225, que carrega até 250 toneladas.

Publicidade

A Antonov Airlines, divisão de transporte da ucraniana Antonov, é a operadora do voo com o Ruslan. O modelo tem 69 metros de comprimento por 21 m de altura, além de uma envergadura, que é a distância entre as pontas das asas, de 73 metros. Esse é maior avião cargueiro fabricado em série no mundo.

O Antonov An-225, que tem como base o desenho do próprio An-124, teve apenas uma unidade produzida até hoje, e outra estrutura inacabada se encontra no hangar da fabricante aguardando um destino.

O avião já esteve neste ano no Brasil outras três vezes para trazer cargas. Em fevereiro e em março, o modelo realizou dois voos partindo da Austrália com equipamentos para a mineradora Vale. Ainda em março, o avião levou a São Paulo outra carga destinada ao setor automotivo. O An-124 ainda conta com outras passagens pelo Brasil em 2021, mas, em grande parte, apenas paradas técnicas.

Em maio, um avião do mesmo modelo saiu da pista após não conseguir parar antes do término, no aeroporto de Guarulhos. A Aeronave havia decolado horas antes de Paramaribo, capital do Suriname, e, segundo análises preliminares, sua velocidade um pouco elevada impediu que ele parasse a tempo.

 

Comentar

Comentar