spot_img
spot_img

Santokhi e Ali firmam novos acordos bilaterais e sinalizam sobre construção de ponte que liga os dois países

Reunião aconteceu no Palácio presidencial

Atualizado há

- Publicidade -

Chan Santokhi e Irfaan Ali firmaram acordos verbais durante a reunião bilateral para o crescimento conjunto do Suriname e da Guiana, bem como o enfrentamento da pandemia da Covid-19 que atingiu os dois países. O encontro aconteceu no Palácio nesta terça-feira, dia 24, e integrou a programação dos 45 anos de Independência.

“É importante formar alianças estratégicas para o futuro desenvolvimento dos dois países. Os países vizinhos recentemente ganharam muito. Do lado positivo, as descobertas de petróleo são muito bem-vindas, mas, por outro lado, Suriname e Guiana também foram atingidos pela pandemia”, disse Santokhi.

“A ação conjunta também tem vantagens se ambos discutirem a mesma coisa, como, por exemplo, avanço da água do mar. Há grupos de trabalho que começarão a trabalhar nos acordos. Esses grupos de trabalho serão liderados pelos dois presidentes com a coordenação dos dois chanceleres”, completou.

- Publicidade -

A construção da ponte sobre o rio Corantijn também esteve em debate, o que simboliza de vez a cooperação entre os dois países. “A ponte também beneficiará o comércio e a economia. Demos passos importantes na formalização de novos mecanismos de cooperação e na Plataforma de Diálogo Estratégico e Cooperação”, disse Ali.

Um documento foi assinado com relação a projetos de infraestrutura em todo o rio Corantijn. “No campo dos transportes, vemos uma resolução rápida da questão da travessia de balsa de Canawaima para que os cidadãos de ambos os países se beneficiassem”, completou o chefe de estado da Guiana.

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: