O presidente do Suriname, Chandrikapersad “Chan” Santokhi, participará da posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, confirmou o ministro de Relações Exteriores, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional, Alebrt Ramdin.
Ele disse que é, particularmente, importante para o país estar representado no mais alto nível e que Santokhi convidará Lula para uma visita oficial ao Suriname para discutir o relacionamento estratégico entre Brasil, Guiana e Suriname.
Ramdin diz que a delegação presidencial viajará ao Brasil no dia de Ano Novo e incluirá a primeira-dama Mellisa Santokhi-Seenacherry. Chefes de estado da América do Sul, Caribe e Europa, entre outros, estarão presentes na inauguração.
Em outubro, Lula venceu a eleição do Brasil por um triz, derrotando o atual presidente Jair Bolsonaro em uma votação acirrada no segundo turno. A autoridade eleitoral do Brasil disse que Lula, um ex-líder sindical que foi presidente entre 2003 e 2010, garantiu 50,8% dos votos na eleição de domingo, em comparação com 49,2% de Bolsonaro.
O Brasil é uma das maiores economias do mundo. O presidente eleito Lula também está comprometido com o meio ambiente e o clima. O presidente Chandrikapersad Santokhi e sua delegação retornarão em 2 de janeiro.