spot_img
spot_img

Rússia deixa base espacial na Guiana Francesa e abandona lançamento previsto

O anúncio foi feito por Dmitry Rogozin, chefe da Roscosmos (a agência espacial da Rússia), pelo Twitter

Atualizado há

- Publicidade -

Após sofrer sanções pela Europa, Estados Unidos e outras nações ao redor do mundo por conta da invasão à Ucrânia, a Rússia anunciou no último sábado, 26, que irá suspender a cooperação com oficiais de lançamentos europeus e retirará sua equipe da principal base de lançamentos europeia, localizada na Guiana Francesa.

O anúncio foi feito por Dmitry Rogozin, chefe da Roscosmos (a agência espacial da Rússia), pelo Twitter neste sábado, 26. Segundo ele, o país está respondendo às sanções impostas pela União Europeia. “Em resposta às sanções da UE contra nossas empresas, a Roscosmos está suspendendo a cooperação com parceiros europeus na organização de lançamentos espaciais do cosmódromo de Kourou e retirando seu pessoal técnico, incluindo a tripulação de lançamento consolidada, da Guiana Francesa”.

No total, serão retirados cerca de 25 técnicos e engenheiros russos que trabalham nas instalações. Eles estavam preparando um foguete Soyuz para lançar dois satélites para o programa Galileo, para a União Europeia, em 6 de abril. Em resposta à ação da Rússia, o comissário europeu para o espaço, Thierry Breton, emitiu um comunicado também neste sábado. Ele disse que a saída da Rússia não trará consequências para as constelações Galileo ou Copernicus em termos de continuidade e qualidade de serviço.

- Publicidade -

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: