spot_img
spot_img

Reunião entre prefeitos debate volta de voo direto entre Macapá e cidades da Guiana Francesa

Encontro, ocorrido nesta quinta-feira (5), fez parte das tratativas para renovação de termo de cooperação entre a capital do Amapá e a cidade de Kourou, no território francês.

Atualizado há

- Publicidade -

A volta de um voo direto entre as cidades de Macapá e Caiena, na Guiana Francesa, foi um dos assuntos abordados na reunião entre os prefeitos Dr. Furlan (Cidadania) e François Ringuet, da cidade guianense de Kourou, nesta quinta-feira (5) na prefeitura da capital do Amapá.

O encontro fez parte das tratativas para renovação e ampliação do termo de cooperação entre as cidades de Macapá e Kourou nas áreas de cultura, esporte, educação, saúde, turismo e tecnologia. A assinatura do acordo deve ocorrer na terça-feira (10).

Segundo Furlan, um voo direto entre Macapá e uma cidade da Guiana Francesa aumentaria o volume de turistas na capital, o que geraria lucro aos empresários amapaenses. Caiena e Kourou são as principais cidades do território francês na América do Sul, divididas por 60 quilômetros.

- Publicidade -
Foto: Reprodução

“Existe uma ‘rota do Sol’ que é Fortaleza-Natal, e por que não buscar criar uma rota Macapá-Caiena, Macapá-Kourou. Com certeza vai fomentar o turismo trazendo dividendos para a nossa sociedade”, acredita. A ideia de uma rota aérea entre as cidades deve ser debatida junto com as prefeituras e uma companhia aérea, informou o prefeito de Macapá. A discussão é recorrente nos últimos anos entre os setores políticos e econômicos, porém nunca saiu do papel.

“O prefeito François, que é presidente da associação dos prefeitos da Guiana Francesa, disse que já há da parte deles uma tratativa com uma empresa aérea para criar um voo Macapá-Caiena. A gente encorpa essa ideia e vai haver uma reunião para tentar criar essa linha”, detalhou.

Outras ações

Outro projeto discutido na reunião foi a parceria entre as prefeituras para auxílio nos cuidados a praças e locais públicos. Um desses pontos seria o campo batizado de Currú, em referência à cidade francesa, localizado no bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá.

“Estamos com um projeto de parcerias para auxílio nos cuidados com as praças. Aqui em Macapá, temos um campo chamado Currú e que o prefeito de Kourou vai conhecer e tem interesse em tomar conta, revitalizando e entregando de forma melhor à população”, disse Furlan.

O primeiro plano de cooperação entre Macapá e Kourou foi firmado em 2015 e terminou em 2020, abrangendo somente as áreas de esporte e cultura. O prefeito de Kourou falou sobre a importância da renovação e ampliação do acordo para outras áreas.

“A gente tem que continuar essa parceria que começou. Já fizemos a parte de cultura e esporte e agora vamos fazer a parte da educação e saúde também. Isso é muito importante para Kourou que tem 30% da população de brasileiros e a maioria amapaense. Por isso essa parceria tem que continuar e avançar”, destacou.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: