O documento final de Paramaribo, estabelecendo as diretrizes e acordos sobre “o caminho a seguir ” na luta contra o tráfico de drogas ilegais e o crime relacionado às drogas, adotado por senso comum durante a 21ª Reunião de Alto Nível da União Européia, América Latina e Caribe (EU Celac) sobre o combate às drogas. A reunião foi encerrada na sexta-feira, 21 de junho, e foi anunciado que o documento final foi resultado de intensas discussões e esforços dos participantes. Os 35 países participantes assinaram o documento contendo as diretrizes necessárias com relação ao combate do tráfico ilícito de drogas e aos crimes relacionados.
O Vice-presidente Ashwin Adhin, que falou aos presentes, declarou que, enquanto se trabalha para combater o tráfico de drogas ilegais e a criminalidade relacionada às drogas, deve-se dar atenção às possibilidades de plantar, produzir e exportar alguns tipos de medicamentos de maneira legal. Ele indicou que está convencido de que o desenvolvimento de medicamentos oferece grandes oportunidades para pequenos países como o Suriname.
Durante o evento também foi mencionada a possibilidade de produzir legalmente a folha de coca. Alguns países cultivam folhas de coca especialmente para o setor farmacêutico. Ele também deixa claro que o governo tem alta prioridade no combate às drogas.
A 21ª Reunião de Alto Nível da União Européia, América Latina e Caribe (EU Celac) trabalhou em cima do tema: “Rumo a uma abordagem sustentável”.
No próximo ano a reunião da EU-Celac será realizada na Croácia.
Foto: LPM