spot_img
spot_img

Resultado preliminar da eleição no Suriname aponta vitória do VHP; escolha do novo presidente do país segue indefinida até dia 12 de agosto

Relatórios final dos distritos deve ser divulgado nesta tarde de terça.

Atualizado há

- Publicidade -

Pouco depois das 6h desta terça-feira, dia 26, foi divulgado parcialmente o resultado preliminar das eleições no Suriname. Com 58.832, o VHP lidera a corrida, enquanto que o NDP, que comanda o país há dez anos, registra 31.770. Os dados são do Ministério do Interior (BIZA).

Para Nickerie, o VHP deve conquistar quatro das cinco cadeiras. Em Wanica, o cenário também é positivo, com sete assentos na eminência de ser confirmado. O NDP, no entanto, deve vencer no distrito de Coronie. Até o último levantamento, o partido já havia registrado 919 votos e o NPS 389.

Logo após a informação preliminar do resultado, o líder do VHP, Chan Santokhi, afirmou que a eleição mostra que “o povo deu um sinal que não quer mais esse governo”. Os relatórios oficiais dos outros distritos ainda não foram processados. Os resultados devem sair ainda nesta tarde.

Novo presidente

No Suriname, como a eleição para presidente não é direta, o novo chefe de estado só será conhecido em 12 de agosto, na posse dos novos parlamentares. São eles que vão definir quem vai comandar o país pelos próximos cinco anos. É importante destacar que o partido político com maior número de assentos na DNA não vai definir ou escolher o presidente. Isso dependerá das articulações e alianças políticas que serão realizadas. Entenda o processo eleitoral no Suriname.

Foto: Reprodução/Chan Santokhi

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: