spot_img
spot_img

Relação de amizade entre Amapá e Guiana Francesa será simbolizada com monumento, diz governo

Além da construção do monumento, os governos do Amapá e da Guiana Francesa firmaram parceria para participar conjuntamente da COP30

Atualizado há

CAIENA – Durante a 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil-França, realizada em Macapá, o governador do Amapá, Clécio Luís, e representantes da Guiana Francesa estabeleceram marcos importantes para a cooperação entre as regiões unidas pelo Rio Oiapoque.

O encontro bilateral foi marcado pela decisão de construir um monumento simbólico que celebrará a amizade e irmandade entre o povo oiapoquense e o guianense. O governador Clécio Luís destacou a importância do momento: “Foi um momento muito rico de aproximação entre os governos. Nós já nos conhecíamos de outros encontros diplomáticos, mas agora pudemos conhecer melhor as realidades de cada um e nos aproximarmos.”

Além da construção do monumento, os governos do Amapá e da Guiana Francesa firmaram parceria para participar conjuntamente da COP30, Conferência do Clima da ONU em Belém, no próximo ano. Gabriel Serville, presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), expressou seu otimismo com a colaboração futura: “Desejamos poder trabalhar em conjunto, como fizemos nestes dias, para levarmos boas contribuições para a COP30. Estou satisfeito com o que conseguimos conversar aqui e com nossa aproximação em prol da cooperação.”

Durante os dois dias de reuniões paralelas da CMT, representantes dos governos federal e estadual do Brasil e da França, junto a outras instituições, discutiram avanços significativos na região fronteiriça. Foram tomadas decisões estratégicas que visam beneficiar o desenvolvimento conjunto do Amapá e da Guiana Francesa.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App