26 C
Distrikt Paramaribo
sábado, 11 janeiro, 2025

Receitas de mineração têm salto no Suriname

“Após as negociações, as principais mineradoras mostraram sua disposição de fazer depósitos mensais e não no final do ano", afirma governo

Veja também

Em parte devido ao pagamento do aumento de royalties no setor de ouro de pequena escala, as receitas do setor de mineração aumentaram significativamente este ano. O Ministro Armand Achaibersing, das Finanças e Planeamento, apresentou isto à Assembleia Nacional durante a discussão do orçamento. As receitas de mineração aumentaram 126% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021: de SRD 677,1 milhões no ano passado para SRD 1.529,1 milhões em 2022.

“Após as negociações, as principais mineradoras mostraram sua disposição de fazer depósitos mensais e não no final do ano. Além disso, as pequenas empresas de ouro aplicaram o aumento da alíquota de 4,5% em 2022 no pagamento de seus royalties”, disse o ministro.

Achaibersing observou que, devido à situação financeira precária do estado, as principais empresas de mineração se mostraram dispostas a ajudar a fortalecer o tesouro estadual. Após negociações com Staatsolie, Newmont e Rosebel Goldmines, foram disponibilizados recursos, como a contribuição solidária de dez milhões de dólares norte-americanos, pagamento antecipado de imposto de renda e pagamentos mensais de dividendos pela Staatsolie.

Um total de vinte milhões de dólares americanos foi transferido pela Newmont e Rosebel Goldmines como apoio financeiro. O depósito da Newmont foi registrado como presente, enquanto o da Rosebel Goldmines será creditado com imposto de renda de 2022. Além disso, a Staatsolie depositou um bônus de US$ 12,7 milhões em relação às atividades offshore. Segundo o ministro, o setor mineiro contribuiu com mais de 47 por cento para a receita total do governo em 2021.

Disciplina orçamentária

Segundo Achaibersing, era de extrema importância tornar as finanças públicas gerenciáveis, reduzindo gastos desnecessários e questionáveis. Como gestor de todos os fundos do Estado, o Ministério das Finanças e do Planeamento assegura, disse, que a execução orçamental está em consonância com o orçamento aprovado e que se observa a disciplina orçamental. Foram emitidas instruções para indicar a todos os ministérios e subestados e empresas estatais que devem comprovar ex post que os fundos foram gastos de forma eficiente.

Com a implementação, entre outras, das medidas de aumento de receitas e de redução de despesas, iniciou-se um processo de reforço da situação financeira do tesouro do Estado e de combate à crise económica. “Em 2021, por meio de políticas financeiras prudentes, o governo alcançou um superávit nas contas primárias e agregadas, em comparação com os déficits das décadas passadas”, disse Achaibersing.

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App