spot_img
spot_img

Reações adversas não invalidam vacina contra Covid-19

Cuidados devem ser mantidos após imunização

Atualizado há

- Publicidade -

Muitos brasileiros e surinameses vêm sentindo reações adversas ao tomarem vacina contra a covid-19, inclusive, com gente sentindo febre alta, dores , indisposição a ponto de não poder trabalhar e outros efeitos. No entanto, esse processo, que não acomete a todos os vacinados, pode ser contornado sem maiores complicações desde que a pessoa siga orientações dos profissionais da área, e não configura em fator para que se deixe de se vacinar contra o novo coronavírus, responsável por mais de 450 mil mortes no Brasil.

Para Cláudio Salgado, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), “as principais reações observadas após a vacinação contra covid-19 são febre e dores de cabeça e no corpo, que variam de leves a moderadas”. “Mas é bom lembrar que esses efeitos devem desaparecer em poucos dias”, ressalta.

O ideal nesse caso, segundo Cláudio Salgado, é aguardar, porque os sintomas vão desaparecer. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou, recentemente, que o paracetamol deve ser usado com cautela, sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária. De acordo com a Anvisa, o uso indiscriminado de paracetamol para alívio de dores e febre após a vacinação contra covid-19 pode levar a eventos adversos graves”, observa o diretor.

- Publicidade -

A grande maioria dos efeitos colaterais provocados pela vacina contra a covid-19 não são graves, de acordo com Salgado. Ele pontua que, normalmente, duram apenas algumas horas, apesar de terem casos que podem durar por um ou dois dias. “Mas após isso desaparecem. Mas deve-se entrar em contato com um médico ou profissional de saúde se os efeitos colaterais causarem preocupação ou não diminuírem depois de alguns dias. O mesmo vale se a vermelhidão ou sensibilidade no local da injeção piore após 24 horas”, reitera.

Cláudio Salgado destacou que os efeitos colaterais podem ser a prova de que o sistema imunológico da pessoa está funcionando como deveria, embora as vacinas sejam muito eficazes mesmo sem efeitos colaterais. “Isso varia de uma organismo para outro”, completa. Salgado ressalta que, apesar de eventuais efeitos adversos, não se deve deixa de receber a vacina. “Afinal, o risco de sofrer e morrer ao se expor ao vírus é muito maior se as pessoas não forem se vacinar. Fora isso, só com a vacina conseguimos montar uma barreira epidemiológica impedindo a circulação de novas variantes. Só com a vacina conseguiremos a tão almejada imunidade de rebanho e retomar a normalidade de nossas vidas”, finaliza.

Cuidados

A professora Jully Ramalho, da Unama Ananindeua e Uepa, destaca que reações adversas podem ocorrer com relação a qualquer medicamento e imunizante, ou seja, é algo que pode vir a ocorrer, porque se trata da resposta dada pelo sistema imunológico da pessoa. No caso da vacina contra a covid-19, o corpo entra em contato com o imunizante e, então, começa a produzir anticorpos, e, então, a reação adversa vai depender do organismo de cada pessoa. “As pessoas reagem de formas diferentes; umas tomam e não apresentam reações e outras têm reações de leves a moderadas”, observa.

Quem tomou vacina contra a covid-19 não deve fazer esforço maior, mas nada que impeça de manter suas atividades corriqueiras dependendo de cada caso. Pode tomar um medicamento, como um analgésico, para aliviar mal-estar, mas não usar indiscriminadamente o paracetamol, como orienta a Anvisa.

Não se deve ingerir bebida alcoólica por 48 horas após ser vacinado (a). Caso sinta dor no local, pode-se fazer compressa gelada na área em questão. Os efeitos adversos mais frequentes são: febre, dor no local, dor de cabeça, calafrios e moleza no corpo (indisposição).

Esses efeitos adversos duram em geral horas ou um dia, dois dias. Caso não passem em até três dias, a pessoa deve buscar um serviço de saúde. A professora Jully Ramalho atua nos serviços de vacinação contra o novo coronavírus e costuma orientar o público sobre eventuais efeitos adversos. “As pessoas ficam preocupadas com alguma eventual reação, mas a vacina é muito benéfica, ela nos protege, protege a nossa família, e combate a doença em uma pandemia. A covid-19 é muito pior que qualquer efeito adverso”. destaca.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: