spot_img
spot_img

Rajoy é destituído; Pedro Sánchez é o novo chefe do governo da Espanha

Atualizado há

- Publicidade -

Abalado por casos de corrupção em seu partido, Mariano Rajoy reconheceu mesmo antes da votação seria derrotado.

A Câmara dos Deputados da Espanha aprovou nesta sexta-feira (1º) a moção de censura contra o governo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, e o líder socialista, Pedro Sánchez, se tornou o novo chefe de governo espanhol.

A moção de censura recebeu 180 votos a favor, 169 contra e apenas uma abstenção. Abalado por casos de corrupção do seu partido, Mariano Rajoy reconheceu mesmo antes da votação que seria derrotado.

- Publicidade -

“Podemos presumir que a moção de censura seguirá adiante. Em consequência, Sánchez será o novo chefe de governo. Serei o primeiro a felicitá-lo”, afirmou. “Foi uma honra ser o chefe de governo e deixar uma Espanha melhor do que encontrei”, afirmou.

Na tarde de quinta (31), foi confirmado que a maioria dos deputados da câmara baixa – 180 de um total de 350 pertencentes a oito forças políticas – apoiavam a moção de censura, apresentada por Pedro Sánchez.

O líder socialista tem apoio dos grupos independentistas e nacionalistas do País Basco e da Catalunha, além de Unidos Podemos, coalizão de esquerda.

Rajoy é um veterano de 63 anos, estava havia 11 anos no poder. Ele ocupou vários cargos na política espanhola. Recentemente, sobreviveu à pior crise política em quatro décadas – o desafio separatista catalão. Na semana passada, a Justiça espanhola condenou sua sigla, o Partido Popular, por corrupção ativa, com multa de € 250 milhões.

O que acontece agora

Com a aprovação da moção de censura, Sánchez é aclamado pelo parlamento sucessor de Rajoy. A presidente do Congresso, Ana Pastor, comunicará o resultado ao rei Felipe VI, e o governo atual também deverá apresentar sua renúncia ao monarca, como estabelece a Constituição.

Depois disso, o rei indicará Sánchez como novo chefe de governo. A posse dele perante Felipe VI poderia acontecer já no sábado (2).

Fonte:G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: