spot_img
spot_img

Queda de avião no Campo de Marte, na Zona Norte de SP

Atualizado há

- Publicidade -

Piloto morreu; os demais seis ocupantes ficaram feridos.

Vídeos que circulam em redes sociais de pilotos mostram o momento em que uma aeronave de pequeno porte tenta pousar e explode no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no domingo (29).

O piloto Antonio Traversi morreu no acidente. Outras seis pessoas que estavam na aeronave ficaram feridas. Segundo o representante da empresa responsável pela aeronave, as vítimas não correm risco de vida.

O primeiro vídeo, feito de um apartamento da região, mostra o momento em que a aeronave, um bimotor King Air C90, tenta pousar. Ao chegar perto da pista, o avião “capota” e colide com o solo, explodindo em seguida (assista acima).

- Publicidade -

A outra filmagem, feita do chão, mostra que a aeronave virou no ar. A pessoa que gravou se assustou e não registrou o momento da queda (assista abaixo).

Testemunhas no Campo de Marte disseram que o avião havia tentado pousar, mas o piloto não tinha certeza de que o trem de pouso estava baixado. Então, sobrevoou a pista para que a torre de controle confirmasse, visualmente, que o trem de pouso estava ativado (veja abaixo). Depois, fez uma tentativa de pouso e arremeteu. O acidente teria ocorrido na terceira tentativa.

Aeronave regular

Com prefixo PP-SZN e capacidade para sete passageiros, o avião pertence à Videplast, empresa que fabrica embalagens plásticas com sede em Santa Catarina. Segundo a Anac, a aeronave foi fabricada em 2008 e estava em estado regular.

Por causa da perícia na aeronave, o aeroporto ficará fechado até pelo menos as 13h desta segunda-feira (30), segundo a Infraero.

Quem são as vítimas:

  • Antonio Traversi – era o piloto da aeronave e da Videplast há pelos menos 18 anos e tinha mais de cinco mil horas de voo. Segundo os bombeiros, ele morreu no acidente;
  • Nereu Denardi – sócio da Videplast. Foi socorrido e levado ao Hospital do Mandaqui;
  • Geraldo Denardi – sócio da Videplast e irmão de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente;
  • Enzo – tem 17 anos e é filho de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente;
  • Aguinaldo Nunes – coordenador da Videplast. Foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo. Segundo o centro médico, estado de saúde é estável; ele não tem previsão de alta;
  • Agnaldo Crippa – gerente da Videplast. Foi socorrido no Hospital San Paolo;
  • Benê Souza – foi socorrido e levado para o Hospital das Clínicas; o estado de saúde dele é estável.

Acidente

De acordo com a Infraero, a avião decolou por volta das 15h30 da cidade catarinense de Videira, com 5 passageiros e dois tripulantes. O acidente ocorreu durante o pouso na capital paulista, cerca de 3 horas após a partida.

As circunstâncias do acidente serão investigadas por equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a Força Aérea, “esse é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.”

Ainda segundo a nota, a investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: