spot_img
spot_img

Quantos barris de petróleo a ExxonMobil já descobriu na Guiana

País vizinho se prepara para atingir 1 milhão de barris/dia de produção menos de dez anos após o início da extração na costa

Atualizado há

A Guiana se prepara para realizar este ano o primeiro leilão de blocos exploratórios offshore de sua história. O país sul-americano aposta no sucesso das descobertas da ExxonMobil nos últimos oito anos para atrair novos operadores.

Ao todo, a multinacional já descobriu, desde 2015, mais de 11 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas recuperáveis na costa da Guiana. Em nenhum país do mundo houve tantas descobertas offshore nesse período.

Em paralelo, o governo local abriu um debate para revisar o marco legal do setor, para atualizar a regulação vigente desde a década de 1980.

Para dar uma dimensão do tamanho da importância das descobertas feitas na Guiana, o Brasil tinha 14,8 bilhões de barris de petróleo de reservas provadas ao fim de 2022. A Guiana, porém, é um país de apenas 800 mil habitantes, uma população similar à de João Pessoa (PB), e com uma área de 214.969 km2 – quase 40 vezes menor que a do Brasil.

Crescimento

Em oito anos, desde quando a ExxonMobil anunciou sua primeira descoberta no país, a Guiana já ganhou suas duas primeiras plataformas em produção – que produziram, no primeiro trimestre, 375 mil barris/dia.

Outras duas unidades estão previstas para entrar em operação até 2025, sendo que uma delas – o FPSO Prosperity, com 220 mil barris/dia, deve entrar em operação ainda em 2023. A petroleira espera atingir uma produção de 1,2 milhão de boe/dia até 2027 – uma curva de crescimento expressiva, se considerado que a Guiana não produzia um barril de petróleo sequer até 2019.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App