O presidente russo, Vladimir Putin, reeditou nesta terça-feira a escalada militar que marcou a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a Rússia e anunciou que novos mísseis nucleares intercontinentais serão incorporados ao arsenal. Putin fez o anúncio um dia depois de autoridades da Rússia repudiarem um plano dos Estados Unidos para posicionar tanques e armamento pesado em países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ao longo da fronteira russa.
“Mais de 40 novos mísseis balísticos intercontinentais capazes de superar até os sistemas de defesa antimísseis mais avançados tecnicamente serão acrescentados à composição do arsenal nuclear ainda este ano”, afirmou Putin, acompanhado por oficiais do Exército, em um discurso durante uma feira militar e de armas. Até o momento, a Otan e os EUA não comentaram sobre o aumento do arsenal nuclear russo.
A tensão entre a Rússia e os EUA está alta em função da crise na Ucrânia. Washington acusa Moscou de apoiar os rebeldes separatistas que tentam desmembrar o leste ucraniano para se unirem à Rússia. Autoridades russas alertaram que Moscou irá retaliar se os EUA levarem a cabo o plano de armazenar equipamento militar pesado no leste europeu, incluindo os Estados bálticos que no passado fizeram parte da União Soviética.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Veja