Sob o olhar atento dos Ministros Soeresh Algoe da Agricultura, Pecuária e Pescas (LVV Ministerie van Landbouw, Veeteelt en Visserij) e Winston Lackin Ministro de Relações Exteriores que estavam em Nickerie no domingo, 8 de março, foi realizado o primeiro carregamento com 1.500 toneladas de carga paddy para exportação a Venezuela.
Antes, os ministros tiveram uma reunião tumultuada com a Associação dos Exportadores de Arroz (VRE Vereniging van Rijst Exporteurs). Os membros acusaram o Presidente Bhagwatpersad Ramadhin de não ter compartilhado as informações com os membros, mas de ter mantido para si mesmo.
O Ministro Algoe disse que o governo não fala com os exportadores individuais. Isso foi falado com o conselho de administração da (VRE). Segundo o ministro será pago dentro do acordo Petrocaribe US$ 360 por tonelada de paddy, o que é muito acima do mercado mundial. “Os membros devem resolver seus problemas entre eles mesmos”. Disse o ministro.
Houve muito empenho do presidente Desi Bouterse, do colega Lackin, do deputado Rasheed Doekhie e outros para desenvolver este projeto “, enfatizou o Ministro Algoe.
Em 2010, este acordo foi assinado pelo presidente Bouterse e com o presidente já falecido da Venezuela, Hugo Chávez. Após 5 anos o Suriname pode finalmente exportar para a Venezuela 30.000 toneladas de arroz paddy. Rakesh Narsingh, tesoureiro da (VRE), está descontente com a maneira que Ramadhin agiu. “Ele não nos informou o que foi discutido com os ministros. Todo o arroz em casca que está sendo exportada agora, é de Ramadhin ” disse Narsingh.
Deixe seu comentário abaixo.