David Cameron afirmou que pretende acabar com as mensagens criptografadas no país.

O primeiro ministro do Reino Unido David Cameron prometeu tomar uma medida no mínimo polêmica caso ganhe as próximas eleições: o político prometeu acabar com as mensagens criptografadas no país, podendo derrubar serviços como o Snapchat e o WhatsApp.

De acordo com as informações do jornal inglês The Independent, Cameron afirmou que a criptografia, apesar de trazer benefícios, pode ser mais prejudicial para a segurança nacional do que as pessoas imaginam.

Caso ele seja eleito, ele diz que uma das suas primeiras medidas será proibir no país o uso de qualquer aplicativo, serviço ou software que criptografe mensagens e impeça que as autoridades possam lê-las em investigações, como o WhatsApp, Snapchat, iMessage, entre muitos outros.

O anúncio veio logo após o ataque de extremistas islâmicos a uma revista francesa, a Charles Hebdo. O evento causou um rebuliço internacional e trouxe à tona o medo relacionado ao terrorismo. O primeiro ministro inclusive citou o caso para argumentar a sua decisão, já que, para ele, analisar mensagens e telefonemas deve ser uma parte essencial do combate ao terror.

O Whatsapp já se pronunciou sobre o caso e afirmou que a privacidade dos seus usuários está em primeiro lugar e, por isso, mesmo que David Cameron tome a medida drástica, eles não tirarão o serviço de criptografia das mensagens.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: R7
 

Comentar

Comentar