spot_img
spot_img

Presidente do Suriname considera a celebração do 50° aniversário da Cúpula da Caricom-Cuba, em Barbados, um sucesso

Segundo Chandrikapersad Santokhi, presidente do Suriname e atual presidente da Caricom, a reunião foi um sucesso.

Atualizado há

- Publicidade -

A Cúpula Caricom-Cuba marcou o 50º aniversário da relação Caricom-Cuba, parceria que permanece constante, apesar das constantes mudanças nos contextos político, social, econômico e ambiental, de acordo com o presidente da Caricom, o chefe de estado do Suriname, Chandrikapersad Santokhi.

Um dos feitos dessa Caricom foi a “Declaração de Bridgetown”, onde os chefes de governo da CARICOM e o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, reconhecem a importância de continuar trabalhando juntos para construir resiliência econômica e climática para o desenvolvimento sustentável de seus países. 

A declaração afirmou que a unidade e a integração na região do Caribe se baseiam nos laços históricos e no respeito aos propósitos e princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e no direito internacional. “Sublinhamos nosso sincero apoio à soberania, integridade territorial, autodeterminação, não ingerência nos assuntos internos de qualquer país, rejeição do uso ou ameaça do uso da força, solução pacífica de controvérsias, proteção e promoção dos direitos humanos para todos, bem como a promoção de relações amistosas entre os Estados, independentemente das diferenças em seus sistemas políticos, econômicos e sociais ou nível de desenvolvimento, com o objetivo de praticar a tolerância e viver juntos em paz como bons vizinhos”.

- Publicidade -

Os líderes reconhecem que os recentes desenvolvimentos globais, como a atual pandemia do coronavírus e a crise global multidimensional, exacerbaram as desigualdades existentes em áreas como segurança alimentar e energética. Os líderes declararam que os países trabalharão juntos para promover a segurança alimentar e nutricional de seus povos.

Os líderes da CARICOM e o presidente Canel estão incentivando instituições financeiras a tomar medidas eficazes para fortalecer a rede de segurança financeira global, ajudar os pequenos estados insulares em desenvolvimento a abordar suas vulnerabilidades de dívida e alcançar a sustentabilidade da dívida o mais rápido possível. Também foi criado um novo índice para melhorar o acesso ao financiamento de desenvolvimento, o Índice de Vulnerabilidade Multidimensional (MVI).

O Presidente Santokhi indicou durante o encontro que os 50 anos de cooperação Sul-Sul entre a Caricom e Cuba são um sucesso. “Este modelo exemplar de cooperação Sul-Sul decorre do ato histórico e corajoso de quatro Estados caribenhos então recém-independentes, que, em meio a imensas tensões políticas, estabeleceram relações diplomáticas com sua nação irmã em nível internacional. Portanto, a região agradece o ato de coragem desses primeiros quatro países da Caricom: Barbados, Guiana, Jamaica e Trinidad e Tobago.”

O chefe de Estado do Suriname disse ainda que há meio século foram lançadas as bases para a construção de uma relação forte e mutuamente benéfica; desde então amparado formalmente por instrumentos como acordos de cooperação técnica e memorandos de entendimento. A declaração de Brigdetown cria novas possibilidades, de acordo com o presidente da Caricom. “Tenho convicção de que teremos mais 50 anos de sucesso pela frente. A Caricom e Cuba agora também expandirão as áreas de cooperação e intensificarão ainda mais as colaborações existentes.”

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: