spot_img
spot_img

Presidente da Ucrânia afirma que cerca de 20% do território do país e ocupado pela Rússia

Prestes a completar 100 dias desde o início da invasão russa, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que a Rússia já controla 1/5 do território da Ucrânia.

Atualizado há

- Publicidade -

Nesta quinta-feira (2), completam-se 99 dias desde a invasão russa ao país. O saldo da guerra é de milhões de refugiados em países da Europa e milhares de militares e civis mortos no conflito. Em pronunciamento no Parlamento de Luxemburgo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que a Rússia tem controle de boa parte do território do país.

“Hoje, quase 20% de nosso território está controlado pelos ocupantes, ou seja, quase 125.000 quilômetros quadrados”, disse. Antes do início da guerra, em 24 de fevereiro, as forças russas controlavam 43 mil km² na Ucrânia, de acordo com Zelensky.

“Temos que nos defender contra o exército russo quase inteiro. Todas as forças de combate da Rússia estão envolvidas nessa agressão”, declarou Zelensky em pronunciamento ao Parlamento de Luxemburgo.

- Publicidade -

Ainda segundo o líder ucraniano, as batalhas têm deixado cerca de cem ucranianos mortos e entre 450 e 500 feridos por dia apenas no leste do país, onde a Rússia concentra a maioria dos ataques atualmente. Zelensky afirmou também que as linhas de batalha das tropas russas em território ucraniano já alcançam mais de 1.000 quilômetros.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: