spot_img
spot_img

Presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido anuncia sua renúncia

Atualizado há

- Publicidade -

John Bercow anunciou que deixará de ser o líder da Casa se houver novas eleições; caso contrário, ele seguirá até o dia 31 de outubro, a data do Brexit.

John Bercow, o presidente do Câmara dos Comuns Parlamento do Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira (9) que vai renunciar ao seu posto.

Se o Parlamento escolher convocar uma eleição geral, como quer o primeiro-ministro Boris Johnson, ele deixará o cargo imediatamente. Se não houver pleito, então, ele seguirá no posto até o dia 31 de outubro, a data em que o Brexit pode acontecer.

O político disse que deixa o cargo por motivos familiares. Bercow afirmou que deixa o cargo de líder da Casa e também o de membro do Parlamento.

Bercow foi eleito pelo Partido Conservador pela primeira vez em 1997. Ele deixou a agremiação quando se tornou presidente da Câmara, em 2009.

- Publicidade -

O presidente da Casa não pode se posicionar publicamente sobre nenhum assunto e não tem direito a voto, a não ser se uma votação empata, o que o obriga a dar o voto de minerva.

Durante sua gestão, ele irritou o governo conservador ao permitir que os parlamentares pudessem ditar o que aconteceria com o Brexit.

Os conservadores haviam dito que eles iriam apresentar um concorrente ao cargo dele nas próximas eleições nacionais, o que vai contra uma tradição do país, onde o presidente do Parlamento é eleito sem oponentes.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: