De acordo com a cooperativa de agricultores, esta situação se repete todos os anos no Suriname no período chuvoso.
Os feirantes e donos de supermercados dizem que os produtores estão tendo prejuizo com as fortes chuvas e por isso os preços estão subindo sem parar.
“O agricultor está preparado para períodos de grande chuva e seca”. disse Wim Bajnath, presidente de uma cooperativa agrícola no Kwatta. O líder cooperativista afirmou ainda que esta situação se repete todos os anos no Suriname porque a grande maioria dos agricultores não se prepara para este período porque não contam com o apoio do governo para isso.
Os preços das frutas e vegetais subiram acentuadamente porque aos agricultores tem sofrido perdas significativas devido as chuvas persistentes que tem atingido o Suriname e isso provoca um forte impacto sobre os preços destes produtos. O preço da pimenta ainda é razoável, mas sofrerá aumento a partir do próximo mês, por causa da perda de uma grande parte das plantações de muitos agricultores, explicou o presidente da cooperativa de agricultores do Kwatta nesta segunda-feira, 6 de junho.
Esta situação também tem efeitos negativos sobre a exportação de produtos hortícolas. O exportador de vegetais Bhiesnoe Gopal, salienta que o problema também é que o preço dos insumos para a agricultura aumentaram de preço obrigando os agricultores a reajustarem os preços das frutas e legumes.
Deixe seu comentário abaixo.