Gilmar Mendes foi voto vencido no julgamento sobre validade das provas da JBS e suspensão de denúncia contra Temer
Por 10 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram enviar para a Câmara dos Deputados a nova denúncia contra Michel Temer.
Até o final da sessão de ontem, com exceção do ministro Gilmar Mendes, a maioria dos membros da corte já tinha sinalizado que o STF depende do aval da Câmara dos Deputados para analisar a validade das provas apresentadas ou a admissibilidade das acusações.
Nesta quinta, votaram os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia — que també seguiram o relator. A denúncia deve ser enviada em breve para a Câmara, onde deve ser julgada no mês que vem, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia.
Na Câmara, ela deve passar pelo escrutínio da CCJ e do plenário — onde o governo precisa de apenas 172 votos para barrar o avanço da denúncia. No último dia 2 de agosto, 227 deputados votaram contra o envio da primeira denúncia contra Temer ao STF sob a justificativa, na maior parte dos casos, que o afastamento do presidente nesta altura dos acontecimentos comprometeria a estabilidade econômica.
Fonte: G1