Uma operação conjunta envolvendo policiais do Suriname e da Guiana Francesa vai entrar em ação para redobrar a vigilância da fronteira nos próximos dias.
A informação foi confirmada pelo Comandante Distrital da cidade fronteiriça de Albina, Harold Nagelbloem, nesta quarta-feira, 28 de novembro.
A operação de controle e vigilância, faz parte do tratado de cooperação policial assinado com a França e esta é a segunda vez que agentes dos dois países vizinhos vão trabalhar juntos. A primeira vez que a força policial dos dois países se juntaram para combater a entrada ilegal de imigrantes e os crimes praticados na região de fronteira, foi em outubro com um resultado positivo.
“Os franceses estão cheios de elogios pela cooperação. Daí o entusiasmo para continuar”, disse o comandante distrital da cidade de Albina. Unidades dos dois lados viajarão juntas patrulhando as duas margens do rio Marowijne. Segundo Nagelbloem, as atividades ilegais e a prática de assaltos serão reduzidos drasticamente.
A região de fronteira é conhecida por ter muito contrabando e outras ilegalidades. Balsas com passageiros e barcos que fazem o transporte de mercadorias pelo rio serão fiscalizados. O tráfico de seres humanos também está sendo observado.
De acordo com o tratado policial assinado entre o Suriname e a Guiana Francesa, embarcações são proibidas de navegar no rio depois das oito horas da noite. Somente barcos de patrulha da polícia podem atuar a partir deste horário.
Foto: Arquivo LPM NEWS
Deixe seu comentário abaixo.