spot_img
spot_img

Polícia Legislativa retira manifestantes do plenário da Câmara

Atualizado há

- Publicidade -

Grupo invadiu para pedir intervenção militar, atitude contra a Constituição.
Presidente da Câmara determinou a detenção dos manifestantes.

A Polícia Legislativa concluiu, pouco antes das 18h30 desta quarta-feira (16), a retirada dos manifestantes que invadiram o plenário da Câmara dos Deputados para pedir intervenção militar. O grupo deixou o plenário acompanhado por policiais e não não houve pessoas algemadas.

A invasão da tribuna da Câmara ocorreu por volta das 15h30. Durante o protesto, os cerca de 50 manifestantes gritaram palavras de ordem contra a corrupção. Uma participante do ato chegou a cuspir em um dos seguranças da Câmara, o que iniciou um tumulto no local.

- Publicidade -

Enquanto o protesto ocorria no plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou à imprensa, e classificou os manifestantes de “baderneiros”.

Maia disse, ainda, ter determinado ao Departamento de Polícia Legislativa que encaminhasse o grupo à Polícia Federal.

“A partir do momento que pessoas resolveram invadir o Parlamento, resolveram quebrar as dependências do parlamento, entrar no plenário sem autorização, subiram na mesa da diretoria da Câmara, a ordem que eu dei ao diretor do Depol é que todos saiam presos daqui presos e que sejam levados à Polícia Federal, com o apoio da Polícia Federal, porque não vamos aceitar esse tipo de abuso, de agressão. Não há negociação”, disse Maia.

Manifesto
Durante o ato,o grupo apresentou um manifesto no plenário com uma pauta extensa e pediu, entre outros pontos, o fim de “supersalários” a servidores públicos; de aposentadorias em valores elevados; de ensino classificado por eles como “carregado de ideologia”, além de fatores considerados pelos manifestantes como comunistas e socialistas.

Os integrantes se disseram a favor de uma intervenção militar, atitude ilegal e contrária à Constituição.

Para eles, os deputados federais estão implantando o comunismo no Brasil. Os manifestantes também se disseram contrários a mudanças no projeto de lei das medidas de combate à corrupção. O protesto foi organizado por redes sociais, segundo o grupo.

Durante a invasão, uma das portas de acesso ao plenário da Casa foi quebrada pelo grupo.

Após a retirada dos manifestantes do plenário, outro grupo, que protestava na área externa do Congresso, formou uma espécie de cordão para tentar impedir a passagem do ônibus da Polícia Legislativa que levava os detidos durante a manifestação para a sede da PF. A polícia chegou a usar gás de pimenta.

Imprensa
Enquanto o grupo ocupava a tribuna da Câmara, toda a imprensa credenciada foi retirada do plenário pela Polícia Legislativa da Câmara. Repórteres e cinegrafistas foram retirados, sem que pudessem continuar registrando os procedimentos da Polícia Legislativa.

Além disso, a transmissão da sessão pela TV Câmara foi interrompida enquanto os manifestantes estavam no plenário.

Segundo o primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur, a imprensa foi retirada do local porque a presença de jornalistas poderia atrapalhar na negociação.

“Se pusermos a imprensa aqui dentro, complica, porque aí que eles não saem, não negociam porque eles querem aparecer na mídia”, afirmou.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: