O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (6/03), alterações no regulamento do Pix com o objetivo de fortalecer a segurança do sistema de pagamentos instantâneos. De acordo com a nota divulgada, os participantes do Pix terão que excluir chaves vinculadas a CPFs e CNPJs cuja situação não esteja regularizada na Receita Federal.
Assim, CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” ou “nula” e CNPJs com situação “suspensa”, “inapta”, “baixada” ou “nula” não poderão ter chaves Pix registradas no Banco Central. A medida visa a garantir que os dados das pessoas e empresas associadas às chaves Pix estejam em conformidade com as informações da Receita Federal.
Segundo o BC, com essas novas regras, será mais difícil para golpistas manterem chaves Pix com nomes que não correspondem aos registrados na Receita Federal. O Banco Central também afirmou que vai monitorar periodicamente as práticas dos participantes do Pix e poderá aplicar penalidades às instituições que não cumprirem as novas normas.