spot_img
spot_img

Peru apreende mais de 1 tonelada de cocaína com imagens de Chapo e Escobar

Atualizado há

- Publicidade -

Droga deveria ser levada para a Espanha, de acordo com a polícia local.

Peru apreendeu nesta quarta-feira (30) pouco mais de uma tonelada de cocaína destinada à Espanha, escondida em embalagens de merluza, com imagens dos traficantes mexicano “Chapo” Guzmán e colombiano Pablo Escobar.

A droga apreendida está avaliada em 46 milhões de dólares e, segundo o presidente do Peru, Martín Vizcarra, com esta operação, a polícia acertou um duro golpe no tráfico de drogas.

- Publicidade -

Os traficantes esconderam a droga em mais de 500 embalagens de merluza, e cada recipiente estava estampado com imagens do mexicano preso nos Estados Unidos e do colombiano, já falecido, informou a Polícia durante coletiva de imprensa na qual foi exibida a carga ilícita.

“Mais de mil quilos de drogas apreendidos de uma só vez, mas não é o bastante. O trabalho deve ser contínuo e perseverante”, declarou a jornalistas Vizcarra, que foi ao local da apreensão, em Chancay, ao norte de Lima.

O Ministério do Interior informou que no fundo Santa Maria, em Chancay, a Polícia “apreendeu 1.150 quilos de cocaína, deteve oito peruanos e quatro colombianos, e apreendeu armamento de guerra, munição, veículos e imóveis”.

O chefe da Polícia antidrogas, general Héctor Loayza, destacou que a apreensão foi possível após quatro meses de investigação.

“Esta carga de droga está avaliada em 40 mil dólares o quilo quando chegar à Espanha”, acrescentou o presidente peruano sobre o valor que a cocaína alcança no mercado europeu.

O chefe da polícia peruana assegurou, por sua vez, que nos últimos tempos “o mercado do tráfico de drogas orientou-se para a Europa porque nos Estados Unidos o preço do quilo (de cocaína) diminuiu de 18 mil para 15 mil dólares”.

Só este ano, a polícia apreendeu 25 toneladas de cocaína.

O Peru é um dos maiores produtores mundiais de cocaína, com uma produção anual que oscila entre 280 e 320 toneladas, segundo estimativas de analistas.

Depois da Colômbia, o Peru é, junto com a Bolívia, um dos maiores produtores mundiais de folha de coca, matéria-prima da cocaína.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: