O parlamentar do Suriname, Dew Sharman, recebeu o Prêmio Pravasi Bharatiya Samman de 2023, o maior prêmio indiano concedido a um não residente do país, de origem indiana. Durante a cerimônia anual, indivíduos e organizações são reconhecidos por suas realizações na Índia e no exterior. Um total de 27 indivíduos de diferentes partes do mundo foram premiados durante a 17ª edição. Os prêmios foram apresentados pelo presidente Draupadi Murmu na conclusão da Convenção Pravasi Bharatiya Divas em Indore.
“Os prêmios são concedidos a indivíduos que obtiveram realizações notáveis no trabalho comunitário e político, bem como nas áreas de ciência e cultura”, disse Albert Ramdin, Ministro de Relações Exteriores, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional (BIBIS). Segundo ele, este é o maior prêmio concedido a alguém da diáspora indiana. Ele considera esse reconhecimento uma honra para Sharman, que recebeu o prêmio por seu trabalho como político. Sharman é parlamentar e vice-presidente da Assembleia Nacional (DNA). O ministro Ramdin fala em reconhecimento pela contribuição do Suriname.
Os indicados para os prêmios Pravasi Bharatiya Samman são selecionados por um júri especializado, como vice-presidente indiano Jagdeep Dhankar. Os premiados são escolhidos por unanimidade, sendo também divulgados os seus méritos na diáspora indiana.
O presidente Santokhi recebeu o prêmio em novembro de 202, porém não recebê-lo fisicamente devido à pandemia da covid-19, mas o chefe de estado do Suriname recebeu este reconhecimento do embaixador indiano Shankar Balachandran durante uma reunião no palácio Maharaja. O ministro Ramdin expressa a esperança de que este prêmio inspire outras pessoas a fazerem seu trabalho honestamente e em benefício da comunidade.