BELÉM – Na quarta-feira (11), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou de um importante encontro promovido pelo Sebrae-PA, na sede da instituição em Belém. O evento contou com a presença de uma delegação da Comunidade das Cidades do Oeste Guianense (CCOG), que veio à capital paraense com o intuito de conhecer práticas de gestão de desenvolvimento econômico e discutir projetos relacionados à COP 30, que será sediada em Belém em 2025.
Pádua Rodrigues, diretor de estratégias e relações institucionais da Codec, representando o presidente Lutfala Bitar, destacou a relevância dessas colaborações para fortalecer a competitividade regional e criar novas oportunidades para o Pará e a Guiana Francesa. “É fundamental mostrar o grande potencial que o Estado do Pará possui. No que diz respeito ao desenvolvimento industrial, nos orgulha sermos referência em gestão, e estamos aqui para compartilhar nosso modelo e abrir portas para novas parcerias,” afirmou Rodrigues.
A presidente da CCOG, presente no encontro, também ressaltou a importância da parceria com o Estado do Pará. Ela destacou que o deslocamento até Belém representa um passo significativo para sua região, composta por oito cidades no oeste da Guiana Francesa. “Como presidente da CCOG, estou muito feliz por estar aqui. Somos um reagrupamento de cidades que transferiram parte de suas competências para a CCOG, como planejamento territorial, coleta e tratamento de resíduos, e promoção turística. A partir da nossa localização geográfica no coração da Amazônia, queremos aprender a utilizar nossas riquezas naturais para promover um modelo de crescimento sustentável. A parceria com o Estado do Pará é uma grande oportunidade,” declarou.
Durante o evento, foram apresentadas as áreas de expertise do Pará, incluindo agroalimentos, ecoturismo e gestão de resíduos, que podem reforçar a competitividade do oeste da Guiana Francesa. A presidente da CCOG enfatizou que a troca de experiências é crucial para o desenvolvimento econômico, energético e territorial da Guiana Francesa e para promover práticas sustentáveis, que estão no centro dos debates da COP 30.
Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae-PA, também comentou sobre a importância da parceria. “A integração entre instituições voltadas ao desenvolvimento econômico e social dos territórios é fundamental. A troca de informações e experiências permite que ambas as partes se beneficiem das melhores práticas em áreas onde possuem mais expertise,” afirmou Ribeiro.