Uma aeronave de transporte médico, modelo Learjet 55, com seis pessoas a bordo, caiu e explodiu nas proximidades do Roosevelt Mall, um shopping localizado na região nordeste da Filadélfia, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (31). O acidente resultou em várias vítimas no solo, segundo a rede norte-americana CBS News.
Testemunhas relataram que a queda ocorreu por volta das 18h, horário local (20h em Paramaribo), próximo ao Aeroporto Northeast Philadelphia, que é utilizado principalmente por aviões executivos.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram focos de incêndio e uma intensa movimentação de viaturas no local do acidente, que foi rapidamente isolado pelas autoridades.
Um Acidente com um Learjet 55 na Filadélfia, Registro: XA-UCI (México)
Estava operando para ambulância aérea. Vídeos são chocantes, não assista se você é sensível. #Philadelphia pic.twitter.com/Ij2gA3FCtL— Lito Sousa (@avioesemusicas) February 1, 2025
🇺🇸⚡️- Scenes from the sky of the crash site in Philadelphia. pic.twitter.com/X0Hq6EBzhS
— Rerum Novarum // Intel, Breaking News, and Alerts (@officialrnintel) February 1, 2025
🇺🇸 | URGENTE: Accidente aéreo cerca del centro comercial Roosevelt en Filadelfia, Pensilvania. pic.twitter.com/fNeo2dCFdy
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) January 31, 2025
🇺🇸⚡️- Another angle of the plane crash.
Eyewitness reports the plane slammed into Roosevelt Mall in northeast Philadelphia. https://t.co/uIoc7pxO2I pic.twitter.com/tzTvf43Fkl— Rerum Novarum // Intel, Breaking News, and Alerts (@officialrnintel) February 1, 2025
Segundo a FAA, agência que regula a aviação civil nos EUA, a aeronave envolvida é um avião de resgate médico, modelo Learjet 55, com duas pessoas a bordo, que havia decolado do aeroporto Philadelphia Northeast, a poucos quilômetros do local do impacto.
O voo MTS56, com destino à cidade de Springfield, no estado do Missouri, caiu cerca de 30 segundos após a decolagem. De acordo com informações do site FlightRadar24, especializado no monitoramento de tráfego aéreo, o Learjet alcançou uma altitude de 500 metros antes de cair.
O incidente sucede poucos dias após a colisão entre um jato da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA em Washington, D.C., que resultou em 67 mortes.