CAIENA – Uma operação coordenada por uma equipe composta por 2 membros do AGIGN (Grupo de Intervenção Antena da Polícia Nacional), 2 integrantes do EGM (Esquadrão de Polícia Móvel) 21/1 de Melun e 6 soldados das FAG (Forças do Exército na Guiana) foi realizada com sucesso. Essa ação tinha como objetivo realizar assaltos direcionados a dois locais estratégicos: Nationale Cove e o principal local primário de Sophie. Ambos os locais eram conhecidos por abrigar intensa atividade de bombardeio ilegal.
No Críquete Nacional, a operação resultou na neutralização de 3 mesas elevatórias, 3 molas monitor, 10 motores, 300 litros de diesel e 200 metros de tubos. Essa ação minuciosa visava desmantelar estruturas fundamentais utilizadas nas atividades ilegais presentes nesse local.
Já no site primário de Sophie, foram neutralizados 6 motores e 350 metros de tubos, desestruturando ainda mais as operações ilegais que ali ocorriam. Essas ações são parte de um esforço contínuo para combater e desmantelar redes criminosas envolvidas em atividades prejudiciais à sociedade.
Após a operação de helicóptero, foi implantada uma missão terrestre no setor de Sophie. As convulsões ou neutralizações dessa fase da operação incluíram:
- 18 tapetes
- 1450 m² de lonas
- Uma lança de monitor
- 4 cabras (dispositivos de madeira para levantar baldes de poços)
- Um grupo de eletrogênio
- 50 litros de óleo do motor
- 400 kg de roupas
- 90 kg de alimentos
- 250 kg de materiais diversos
- 5 kg de remédios