A expectativa é de que o anúncio seja feito durante a Cúpula das Américas, no Panamá. O presidente deve se encontrar com o ditador cubano Raúl Castro no evento.
O governo dos Estados Unidos está próximo de anunciar a retirada de Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo. Em viagem à Jamaica, o presidente americano Barack Obama confirmou nesta quinta-feira que o Departamento de Estado enviou à Casa Branca um documento que pede a revogação desta classificação. Ele aguarda apenas que seus conselheiros mais próximos revisem a medida antes de fazer um anúncio oficial sobre o tema. “Isso (a revisão) não aconteceu ainda, por isso não irei me pronunciar oficialmente hoje”, declarou o democrata, após uma reunião com a primeira-ministra jamaicana, Portia Simpson-Miler.
Ao que tudo indica, a desclassificação de Cuba como patrocinadora do terrorismo deverá acontecer durante a Cúpula das Américas, que ocorre entre sexta-feira e sábado, no Panamá. A Casa Branca informou que Obama provavelmente se encontrará com o ditador cubano Raúl Castro durante o evento. Embora Washington não tenha fornecido detalhes sobre o teor da reunião, a imprensa americana reporta que os mandatários deverão discutir termos da reaproximação diplomática entre os dois países. A presença de Cuba como contribuinte do terror é o principal obstáculo para a normalização das relações, uma vez que a abertura de embaixadas em Washington e Havana fica impedida sem sua revogação.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Veja