spot_img
spot_img

O que a educação destes 4 países tem de melhor que o Brasil

Atualizado há

- Publicidade -

Escolas no Japão: os japoneses aprendem em aula como lidar com questões da vida adulta, como finanças, e a debater política desde cedo.

Não é só você: nós também estamos bem confusos com as mudanças propostas para o Ensino Médio público no Brasil.

Ontem (22), o Ministério da Educação deixou muita gente brava (e muita gente feliz) ao divulgar que, entre outras mudanças, artes, educação física, filosofia e sociologia seriam retiradas da grade obrigatória, como parte de uma medida provisória para melhorar a educação no país.

- Publicidade -

Não deu nem um dia e o MEC voltou atrás, dizendo que não era bem assim, que tudo não tinha passado de um erro de divulgação etc.

Verdade ou não, o fato é que o Brasil precisa de uma boa reforma na educaçãopública – e nisso todo mundo concorda, não importa se a camisa é vermelha ou verde e amarela.

Mas será que essa reforma precisa apagar matérias como artes, sociologia, filosofia e educação física? Será que os alunos precisam mesmo de mais horas de estudo? E será que professores menos qualificados são a solução?

Conheça quatro casos de sistemas nacionais de educação que deram muito certo de um jeito especial (e nada parecido com o que propõe o MEC):

Argentina e França: cinema na escola

O que tem de especial?

Nos dois países, os alunos de 11 a 18 anos são levados ao cinema, de graça, pela escola. Depois do filme, eles debatem a narrativa, fotografia, iluminação e outros elementos cinematográficos.

Pra que isso?

A França e a Argentina são dois polos de cinema muito fortes. Os objetivos são aumentar a bagagem cultural dos alunos, acender o interesse profissional na área e manter o público dos filmes nacionais, para garantir que a indústria continue firme e forte.

Na França, onde o projeto já existe desde 1989, a estratégia funcionou: hoje, 34% dos lançamentos cinematográficos no país são nacionais – aliás, o modelo francês incentivou a Argentina a adotar o projeto, no início desse ano.

Comparando com o Brasil…

Fonte: Exame

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: