spot_img
spot_img

Novo filme de Angelina Jolie desperta ira no Japão

Atualizado há

- Publicidade -

‘Invencível’, nova aventura da atriz na direção, é acusado por grupo conservador japonês de distorcer fatos históricos e depreciar a imagem do país.

Um grupo conservador do Japão está acusando o novo filme de Angelina Jolie, Invencível, de racismo e quer bani-lo do país. De acordo com o site do jornal britânico The Telegraph, o longa e o livro em que foi baseado, Invencível – Uma História de Sobrevivência, Resistência e Redenção, de Laura Hillenbrand, se tornaram alvo de queixas por cenas em que o atleta olímpico americano Louis Zamperini é torturado por japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sete anos após competir na Olimpíada de Berlim, em 1936, Zamperini se alistou no Exército dos Estados Unidos. Na guerra, sofreu um acidente com o avião da Força Aérea Americana, que caiu no meio do Oceano Pacífico. Após sobreviver em um bote salva-vidas por 47 dias, ele acabou capturado pelos inimigos japoneses. Tanto o livro como o filme descrevem ações de crueldade de soldados orientais contra os inimigos capturados, que eram agredidos, queimados, esfaqueados, decapitados e até comidos vivos em atos de canibalismo.

- Publicidade -

“É pura invenção. Não há checagem nenhuma, então qualquer um pode fazer essas denúncias”, disse à publicação o secretário-geral do grupo nacionalista Sociedade pela Difusão dos Fatos Históricos, Hiromichi Moteki. “Esse filme não tem credibilidade alguma e é imoral.” Nas redes sociais, Angelina está sendo acusada de “discriminação racial” e de  difamar o Japão. Os críticos mais exaltados pedem que ela seja banida do país e outros organizam protestos em frente a salas de cinema que exibem o filme. Além disso, uma petição no site Change.org, que acumula até o momento 8 000 assinaturas, pede que o filme saia de cartaz pelo fato de ser “contraditório aos fatos”.

Ao mesmo tempo, ativistas insistem para que os japoneses encarem seu passado. “Existe uma série de documentos que comprovam o abuso e as torturas contra prisioneiros de guerra, além de testemunhas visuais e provas forenses de canibalismo com soldados”, afirmou a diretora do centro de pesquisas Asia Policy Point, Mindy Kotler. “É ultrajante e repreensível negar o que aconteceu a Louis Zamperini.”

Com roteiro dos irmãos Joel e Ethan Coen, vencedores do Oscar por Onde os Fracos Não Têm Vez e Fargo, Invencível estreia no Brasil em 15 de janeiro de 2015.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: