Exame prático também será exigido para obtenção de licenças para barcos.
Condutores de embarcações que fazem transporte de mercadorias, estudantes e demais passageiros, agora, precisam obrigatoriamente navegar de posse do certificado Vaarbewijs 1 (Veilig Varen), exigido e emitido pela Maritieme Autoriteit Suriname (MAS). A decisão, de acordo com o órgão, visa garantir a segurança da malha hidroviária do Suriname.
A medida atende ao regulamento de colisão de rios e dos mares (G.B. 1951 n. 165 / G.B. 1968 n. 46), e atesta a capacidade do condutor para trafegar pelo interior do país com embarcações de até 15 metros ou menos. Para conseguir a licença, é necessário fazer uma prova, que também atende ao regulamento de navegação interna e costeira, outra obrigatoriedade para quem opera embarcações.
De acordo com a MAS, a certificação para embarcações é válida por um período de cinco anos. Porém, desde abril de 2017, o órgão adotou um procedimento diferenciado para obtenção da licença de barco, onde os condutores precisam, com exceção das motos aquáticas, ser submetidos a um teste prático de navegação. Confira abaixo, os documentos necessários para participação do processo:
- Extrato válido do registro de residente;
- Uma foto recente;
- Um atestado recente emitido por um médico credenciado ao conselho profissional.
Foto: LPM
Deixe seu comentário abaixo.