Por meio de uma nota de imprensa da mineradora multinacional americana Newmont, a empresa anunciou que no final de 2016 será dado início as atividades de mineração de ouro no garimpo da Merian no Patamacca.
O custo estimado da empresa nos primeiros cinco anos está entre 750 e 850 mil dólares. A autorização para a operação da mina deve ser entregue á Newmont pelo Governo do Suriname, antes que a mineração possa ser iniciada.
Entre novecentos milhões e um bilião de dólares será investido na Merian. O governo do Suriname terá um rendimento de 25% na operação. O investimento em Merian será pago de acordo com a renda de mineração de ouro em si. A reserva de ouro do Merian equivale a cerca de 4,2 milhões.
Gary Goldberg, presidente da Newmont declarou: “Esta decisão é um marco importante na otimização de nosso portfólio e importante também são os acordos que temos feito com as aldeias da região. Trabalho com especialistas para manter a poluição o mais baixo possível porque fazer direito desde o início é importante “.
Deixe seu comentário abaixo.