A Newmont Suriname LLC forneceu ao Ministério do Trabalho, Emprego e Assuntos da Juventude (AWJ) uma apresentação na última quinta-feira, (27), com detalhes sobre questões trabalhistas dentro da empresa.
O Acordo Mineral com a Newmont obriga a empresa a informar anualmente o Ministério sobre os acordos que foram feitos no campo do trabalho, em particular para dar preferência aos surinameses no recrutamento de trabalhadores. A Newmont Suriname foi representada nesta ocasião por Shirley Sowma-Sumter, Diretora Sênior de Relações Externas e por Andy Kromodihardjo, Gerente de Recursos Humanos.
O ministro Steven Mac Andrew e a direção do ministério ficaram satisfeitos com o relatório e convencidos de que a Newmont Suriname realmente dá preferência aos surinameses e, em particular, aos trabalhadores das comunidades locais ao recrutar trabalhadores.
Steven reconheceu o anúncio de que a empresa está empenhada em promover o empreendedorismo junto à comunidade local. Ele propôs que a empresa aproveitasse a experiência e o conhecimento dos braços de trabalho do ministério tanto no treinamento de funcionários em várias habilidades quanto na comunidade local em empreendedorismo.
Os trabalhadores pobres referidos são: a Fundação de Mobilização e Desenvolvimento Laboral (SAO), a Fundação de Unidades de Trabalho Produtivo (SPWE) e o Conselho de Órfãos Cooperativos (RACO).